Jogos Olímpicos - Origem e Curiosidades
News

Jogos Olímpicos - Origem e Curiosidades

by Gislaine F Mota - Marketing Assistant – Salsa Beachwear on Aug 01, 2024

As olimpíadas são o maior evento esportivo do mundo, no qual países dos cinco continentes se reúnem para competir em diversas modalidades.

 

As olimpíadas na antiguidade surgiram por volta de 776 a.c., conforme registros históricos. Na antiguidade, os jogos estavam associados a rituais religiosos, nesse sentido, os gregos homenageavam Zeus, rei dos deuses na mitologia grega.

 

Os jogos recebem esse nome, pois começaram na cidade grega de Olímpia, situada no sudoeste da Grécia. As competições aconteciam nos momentos de trégua, pois naquela época era comum conflitos entre cidades e estados gregos.

 

As olimpíadas modernas foram idealizadas pelo pedagogo francês Pierre de Coubertin, que era apaixonado por esporte e o enxergava como um elemento central para a educação.

 

Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna aconteceram em 1896, em Atenas na Grécia, com participação de 14 países, o evento contabilizou 241 atletas, sendo todos homens porque as mulheres eram proibidas de competir.Foram disputados as seguintes modalidades, atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta,natação e tênis.

 

Um tempo depois, nas Olimpíadas de 1900, as mulheres puderam participar de duas modalidades esportivas. Nas edições seguintes em 1928, elas puderam competir no atletismo, o principal esporte olímpico, em 1964, foi a vez do vôlei, em 1976 o basquete feminino e nos jogos atuais de Paris estão com igualdade no número de homens e mulheres atletas.

 

A premiação dos jogos é constituída por medalhas destinadas aos três primeiros lugares em cada competição, sendo o pódio formado nos três primeiros lugares em cada competição, composto por medalhistas de ouro, prata e bronze.

 

O mascote dos jogos olímpicos muda a cada edição. O primeiro mascote oficial foi representado na Olimpíada de Munique, em 1972. O Waldi, como era chamado, foi inspirado na figura de um cachorro da raça dachshund, muito comum na região.
Desde então, os países que receberam os jogos criaram mascotes com base em suas características regionais. Já teve urso, águia e até montanhas personificadas, mas o que mais inspirou a criação de mascotes olímpicos até hoje foi a mistura de elementos.

 

Nos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro o mascote representou a diversidade da fauna brasileira, e o nome Vinicios, foi uma homenagem ao poeta e compositor Vinicius de Moraes.

 

Um dos mais famosos símbolos das olimpíadas são os aros olímpicos. Representando a união dos cinco continentes, eles aparecem interligados na bandeira olímpica internacional.

 

Outro ícone dos jogos olímpicos é a tocha Olímpica, que sai da Grécia e é transportada por atletas e cidadãos até o local da cerimônia de abertura. A chama representa paz e amizade e é utilizada para acender a Pira Olímpica, que só apaga no final da cerimônia de encerramento.

 

Vamos torcer e vibrar juntos por nossos incríveis atletas brasileiros e mostrar ao mundo toda nossa garra e paixão verde e amarelo!

 

Leave a Comment

Your e-mail address will not be published.