Ginástica Artística
Novidades

Ginástica Artística

por Gislaine F Mota - Marketing Assistant – Salsa Beachwear em Aug 07, 2024

A ginástica artística é uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos técnicos, esses movimentos exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e elegância. O domínio corporal é uma das principais características desses atletas.
A história da modalidade é antiga e vem lá da Grécia Antiga, onde se acreditava que os gregos praticavam movimentos e acrobacias com o objetivo de atingir perfeição física. Além disso, na Grécia a prática era comum para a preparação de outros esportes.

 

Somente no começo do século XIX, a ginástica artística se tornou uma modalidade esportiva. O responsável por isso foi o alemão Friedrich Ludwing Christoph Jahn.

 

Ele fundou diversos clubes para os jovens aprenderem e praticarem a modalidade, e criou aparelhos que ainda hoje são usados, por isso é considerado o pai da ginástica.

 

Aqui no Brasil a modalidade chegou no final do século XIX através de imigrantes europeus. A cidade pioneira na criação de uma sociedade voltada para os ginastas foi Joinville, em 1950.

 

A modalidade da ginástica artística é realizar com perfeição todos os movimentos. Nas competições, os ginastas executam vários movimentos pré-determinados. Estes movimentos ocorrem nos aparelhos e no solo. Há diversos tipos de competição, e cada uma com suas regras, mas no geral, o que determina as maiores notas, e consequentemente o primeiro lugar, é o modo que os movimentos são realizados. Quanto menos erro, maior a nota.

 

Aparelhos femininos.

 

Solo:  o solo feminino dura entre 70 a 90 segundos, realizado num tablado de 12x12 metros, durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos, ginásticos e têm a particularidade de incluir acompanhamento musical.
Barras assimétricas: As ginastas realizam uma série de movimentos em duas barras de diferentes alturas e separadas por uma distância variável.
Trave de equilíbrio: As ginastas realizam uma série de movimentos e acrobacias em uma trave estreita elevada do chão.
Salto sobre a mesa: As ginastas correm em uma pista de corrida e realizam acrobacias sobre uma mesa de salto.
Aparelhos Masculinos.

 

Solo: Os ginastas realizam uma série de acrobacias e elementos coreográficos num tablado. No masculino a apresentação é sem música.
Barra fixa: Os ginastas executam movimentos de balanço e rotação em uma barra elevada.
Cavalo com alças: Os ginastas executam uma série de movimentos de balança e circulares sobre um “cavalo” com duas alças.
Barras paralelas: Os ginastas realizam uma série de movimentos em duas barras paralelas fixas em altura ajustável.
Argolas: Os ginastas realizam movimentos de força e estabilidade em argolas suspensas.
Salto sobre a mesa: O ginasta corre em direção a uma mesa e salta com a intenção de fazer acrobacias no ar e tentar um pouso perfeito.
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a equipe feminina de ginástica artística do Brasil, ganhou a medalha de Bronze. o Brasil foi representado por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira.
Nessas Olimpíadas o Brasil também conquistou a medalha de ouro na final do solo da ginástica artística, com Rebeca Andrade. Ela também levou a medalha de prata no salto, o bronze na prova por equipes e a prata no individual geral.
Vamos continuar apoiando nossos ginastas e todos os atletas que estão na batalha para representar o Brasil nas Olimpíadas!

 

FOTO CAPA: REPRODUÇÃO BAND.UOL.COM.BR

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.