Novidades
Juta - Uma Fibra Sustentável
por Gislaine F Mota - Marketing Assistant – Salsa Beachwear em Oct 23, 2024
A juta é uma fibra têxtil vegetal que foi introduzida no Brasil pelos japoneses e tornou-se uma das principais atividades econômicas das populações ribeirinhas da região amazônica, sendo fundamental para as famílias do campo.
Na década de 20 o estado do Amazonas vivia o fim do monopólio da borracha da seringueira e era preciso achar um novo ciclo econômico. Imigrantes japoneses ergueram às margens do Rio Amazonas um lugar chamado Vila Amazônia com o objetivo de colocar como carro-chefe a juta, fibra natural asiática usada para fazer sacos para a exportação de café.
A imigração japonesa na Amazônia promoveu uma singular experiência de desenvolvimento agrícola com a introdução das lavouras de juta nas várzeas do rio Amazonas e de pimenta-do-reino nas áreas de terra firme, ambas trazidas de possessões britânicas. Com a Segunda Guerra Mundial, os japoneses foram declarados inimigos e perderam as terras na Amazônia, mas a produção da juta já havia sido passada para outras comunidades locais.
Assim, a lavoura de juta atingiu seu auge na década de 1960, com mais de 50 mil agricultores envolvidos no seu plantio e representou mais de um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado do Amazonas, levando o Brasil a autossuficiência de fibra de juta em 1952. No entanto, torna novamente importador em 1970 e tem o seu gradativo desaparecimento na década de 1990.
O plantio da juta é realizado nas margens dos Rios Solimões e Amazonas no início da vazante, não é necessário o uso de queimas ou qualquer outra técnica para limpar o terreno porque a cheia do próprio rio se encarrega disso. A lama deixada após a vazante serve de fertilizante natural, tornando desnecessária a utilização de adubos químicos.
Após alguns meses semeada, a planta alcança uma altura de três a quatro metros e um talo de 20 mm de espessura e inicia-se imediatamente a colheita. A fibra útil é contida entre a casca e o talo interno e a extração é feita pelo processo da maceração. As árvores são cortadas rente ao solo por meio de foices, são limpas as folhas e mergulhadas em feixes dentro do rio por alguns dias, após esse processo, os feixes são retirados de dentro do rio, a fibra é separada do caule e colocada para secar em varais.
A produção de juta tem um baixo impacto ambiental, uma vez que a planta é cultivada de forma sustentável. A utilização da juta como matéria-prima também contribui para a redução do uso de plástico e outros materiais não biodegradáveis.
A juta é um material versátil, resistente, tem durabilidade e o aspecto rústico a torna ideal para confecções de diversos produtos, como bolsas, tapetes, cortinas, sacos, cordas e embalagens.
Nós da Salsa estamos colocando em prática uma moda consciente e mais sustentável! Utilizamos o fio de juta para substituir o lacre de plástico, é uma opção mais sustentável para as etiquetas de produtos. Ao contrário do fio sintético comum, o fio de juta é biodegradável e não polui o meio ambiente.
Além de ser sustentável, o fio de juta também adiciona um toque natural e elegante às etiquetas dos produtos. Ao usar o fio de juta como linha de etiquetas de produção, estamos pouco a pouco contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente!
Tags:
- Amazonas,
- Amazônia,
- biodegradável,
- biquínissalsa,
- Brasil,
- campo,
- colheita,
- econômia,
- etiquetasdeprodução,
- familias,
- fibra,
- fibranatural,
- fiodejuta,
- floresta,
- imigrantes,
- Japão,
- Japoneses,
- juta,
- matéria-prima,
- meioambiente,
- Planetaágua,
- Planetaágua2024,
- plantas,
- ribeirinhos,
- rio,
- RioAmazonas,
- RioSolimões,
- rústico,
- Salsa,
- Salsabeachwear,
- SalsaBlog,
- sustentabilidade,
- wearesalsa
Artigos relacionados