A História do Biquíni
Novidades

A História do Biquíni

por Gislaine F Mota - Marketing Assistant – Salsa Beachwear em Apr 10, 2024

O engenheiro automotivo, Louis Réard assumiu a direção da fábrica de lingerie de sua mãe em 1940 e no ano de 1946 ele inventou o Biquíni! Ele observou o hábito dos banhistas de puxar o maiô para conseguirem se bronzear melhor, e teve então a ideia de cortar em duas partes.

O biquíni foi considerado escandaloso para a época, e para chamar atenção para sua invenção, Réard, estampou o primeiro biquíni com diversos jornais, sabendo que a peça seria manchete nos jornais ao redor do mundo.

O nome biquíni foi inspirado na referência às explosões atômicas realizadas pelos EUA em Atol de Bikini. Louis considerou sua criação igualmente explosiva. A primeira mulher a usá-lo foi Micheline Bernardini, dançarina de boate, ela foi escolhida para usar o biquíni pois nenhuma modelo havia aceitado o convite, para a época, este era um modelo extremamente ousado.
A dançarina Micheline Bernardini apresenta o primeiro biquíni em Paris.

O biquíni aqui no Brasil chegou no final dos anos 1940, a primeira aparição pública da peça aconteceu em 1948, com a modelo Miriam Etz. Gradualmente, o traje de banho foi aparecendo nas praias, Helô Pinheiro, musa inspiradora do clássico “Garota de Ipanema” foi uma das primeiras a se render à peça.

Helô Pinheiro na década de 1960 marcando a aderência das brasileiras ao biquíni.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.